EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA EM CONTEXTO ESCOLAR

Pedro Rui Inês Pires, Maria Helena Mesquita, Pedro Miguel Viegas

Resumen


Nos últimos anos tem-se verificado a implementação de uma escola inclusiva, procurando transformar a escola enquanto instituição, de forma a responder às necessidades de todos os alunos. Nesta evolução foi fundamental a Declaração de Salamanca (1994) que consagra o direito a uma educação para todos, onde todos os alunos usufruam de igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolar.
Face a esta problemática a Educação Física (EF), enquanto disciplina, não pode ficar desfasada de todo processo. No entanto, esta pode constituir-se como um alicerce à construção de uma escola inclusiva, ou como um entrave em todo o processo. Aparentemente a EF poderia ser um veículo facilitador para a inclusão, devido à flexibilidade inerente dos conteúdos e o facto de ser uma disciplina dinâmica (Rodrigues, 2003).
Objetivo: O objetivo deste estudo é o de avaliar as atitudes dos alunos sem condição de deficiência relativamente à inclusão de alunos com condição de deficiência nas aulas de Educação Física tendo em conta as variáveis idade, género e tipologia da deficiência. Foi utilizado um inquérito por questionário com entrevistas exploratórias que serviram para a construção do mesmo.

Palabras clave


Educação Física; inclusão

Texto completo:

PDF


 

E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte

EBM-J Sport Sci

Mail: ebm.recide@gmail.com

ISSN: 1885-7019 / Periodicidad Cuatrimestral

 

Indexada en:

EMERGING SOURCES CITATION INDEX (WOS), DICE, INRECS, MIAR, RESH,  CIRC, LATINDEX (36 criterios), ISOC, REDALYC, DIALNET, E-REVISTAS, RECOLECTA, DULCINEA,  Index COPERNICUS, DOAJ, GOOGLE ACADÉMICO, FREE MEDICAL JOURNAL, EBSCO: SportDiscus, Academic Journal Database, Fuente Académica Premier, GENAMICS - JournalSeek

Licencia de Creative Commons

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.