A INFLUÊNCIA DOS NÍVEIS DE APTIDÃO FÍSICA, IMC E OBESIDADE EM ALUNOS

Júlio Martins, Carlos Rodrigues, Samuel Honório, João Cardoso

Resumen


No âmbito do projecto PRO-LÚDICO, foi desenvolvido a investigação com crianças do 2º ciclo do ensino básico, tem como objetivo a prevenção da obesidade infantil.
Há evidência acumulada para uma associação entre habilidades motoras, a atividade física e aptidão física relacionada à saúde. Um bom desenvolvimento das habilidades motoras parece estar associado a níveis elevados de atividade física, a um bom desempenho nos testes motores e a um decréscimo na gordura corporal.
Tais factos são de importância crucial para a criança e o adolescente devido à tendência crescente do incremento da prevalência do sobrepeso e da obesidade, sendo os dados alarmantes à escala mundial. Neste domínio, ser (fisicamente) ativo exerce incondicionalmente uma influência tanto direta como indireta na ApF da população. Na verdade, um conjunto de estudos tem revelado a importância de uma boa ApF, particularmente as componentes cardiovascular e força, como variáveis preditivas independentes de um conjunto de patologias metabólicas e/ou cardiovasculares MALINA, R.M.; BOUCHARD, C. & BAR-OR, O. (2004a).
Objetivo: Este estudo tem como principal objetivo analisar as diferenças ao nível da aptidão física, IMC e obesidade entre os alunos dos 10 aos 11 anos, que praticam Educação Física, Educação Física e Desporto Escolar e que praticam Educação Física e Desporto Federado.

Palabras clave


IMC; nível da aptidão física

Texto completo:

PDF


 

E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte

EBM-J Sport Sci

Mail: ebm.recide@gmail.com

ISSN: 1885-7019 / Periodicidad Cuatrimestral

 

Indexada en:

EMERGING SOURCES CITATION INDEX (WOS), DICE, INRECS, MIAR, RESH,  CIRC, LATINDEX (36 criterios), ISOC, REDALYC, DIALNET, E-REVISTAS, RECOLECTA, DULCINEA,  Index COPERNICUS, DOAJ, GOOGLE ACADÉMICO, FREE MEDICAL JOURNAL, EBSCO: SportDiscus, Academic Journal Database, Fuente Académica Premier, GENAMICS - JournalSeek

Licencia de Creative Commons

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.