ATIVIDADE FÍSICA E APTIDÃO FÍSICA EM CRIANÇAS DE ETNIA CIGANA E NÃO CIGANA UM ESTUDO EM CRIANÇAS DE AMBOS OS GÉNEROS

Vanda Guerra, Helena Santa Clara, Paula Marta Bruno

Resumen


A escola e a família assumem um papel preponderante na aquisição de um estilo de vida ativo das crianças, nomeadamente a escola, que permite o acesso equitativo à AF através da Educação Física (EF), independentemente do estatuto socioeconómico (ESE) das famílias, que é sabido que tem uma relação inversa com a AF (Serrano, 2004; Zahner e col.,2006). Estudos realizados com adolescentes revelaram que 80% dos que tinham excesso de peso eram pertencentes a grupos minoritários. Por outro lado, as crianças de grupos étnicos minoritários são também quem mais brinca com os pais (Niederer e col., 2009). No nosso estudo, é feita uma avaliação destes fatores, associados ao povo cigano. Conhecidos como sendo um povo habilidoso e ritmado, muito ligado à cultura circense e flamenga, embora também associado a um ESE mais baixo (Costa, 2006).
Objetivo: Avaliar a AF e os níveis de aptidão física (ApF), em crianças de etnia cigana (EC) e não cigana (NC), com idades compreendidas entre 6 e 10 anos.


Palabras clave


aptidão física; crianças; etnia cigana

Texto completo:

PDF


 

E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte

EBM-J Sport Sci

Mail: ebm.recide@gmail.com

ISSN: 1885-7019 / Periodicidad Cuatrimestral

 

Indexada en:

EMERGING SOURCES CITATION INDEX (WOS), DICE, INRECS, MIAR, RESH,  CIRC, LATINDEX (36 criterios), ISOC, REDALYC, DIALNET, E-REVISTAS, RECOLECTA, DULCINEA,  Index COPERNICUS, DOAJ, GOOGLE ACADÉMICO, FREE MEDICAL JOURNAL, EBSCO: SportDiscus, Academic Journal Database, Fuente Académica Premier, GENAMICS - JournalSeek

Licencia de Creative Commons

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.