DINÂMICA AVALIADA DE JOGO ENTRE REGRAS ANTIGAS E ATUAIS NO HÓQUEI EM PATINS

Samuel Honório, Marco Batista, Júlio Martins

Resumen


O Hóquei em Patins é um desporto coletivo de interior, em que os atletas se movem sobre patins e usam um setique para controlar uma bola que tentam introduzir na baliza adversária. Este é jogado por cinco jogadores, quatro de campo e um guarda-redes. As principais provas a nível de seleções masculinas e femininas são o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins e o Campeonato Europeu de Hóquei em Patins.
Como qualquer desporto, também o Hóquei em Patins é praticado perante regras, estas, ao longo dos anos têm sofrido alterações. Em 2010 sugiram as grandes alterações ao regulamento. Deixou de existir o cartão amarelo, passaram a existir faltas de equipa que levam a marcação de livres diretos, situações de “powerplay” (onde uma equipa joga com mais jogadores por advertência ao adversário).
Com este estudo procura-se saber se estas alterações alteraram a dinâmica e a jogabilidade deste desporto, e o que mudou a nível de resultados.
Objetivo: Verificar se a alteração nas regras de hóquei em patins altera a dinâmica de jogo em relativamente ao número de golos e faltas marcadas.


Palabras clave


hóquei em patins; dinâmica de jogo

Texto completo:

PDF


 

E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte

EBM-J Sport Sci

Mail: ebm.recide@gmail.com

ISSN: 1885-7019 / Periodicidad Cuatrimestral

 

Indexada en:

EMERGING SOURCES CITATION INDEX (WOS), DICE, INRECS, MIAR, RESH,  CIRC, LATINDEX (36 criterios), ISOC, REDALYC, DIALNET, E-REVISTAS, RECOLECTA, DULCINEA,  Index COPERNICUS, DOAJ, GOOGLE ACADÉMICO, FREE MEDICAL JOURNAL, EBSCO: SportDiscus, Academic Journal Database, Fuente Académica Premier, GENAMICS - JournalSeek

Licencia de Creative Commons

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.