EFEITO DO VOLUME DE HORAS SEMANAL DE ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA NA FORMAÇÃO DO AUTOCONCEITO DE ALUNOS DE 1º CICLO

Marco Batista, Sixto Cubo Delgado, João Petrica, João Serrano, Rui Paulo, Samuel Honório

Resumen


Atualmente, a prática de atividade física constitui um dos fatores principais para a qualidade de vida. A investigação nesta área tem demonstrado o benefício da atividade física, não só na prevenção de doenças, como no estímulo ao crescimento e desenvolvimento da criança (Alves & Lima, 2008). Abordámos a variável psicológica do autoconceito, assim como as suas dimensões de competência escolar, aceitação social, competência atlética, aparência física e comportamento, em relação à prática de atividade física e desportiva. O estudo das variáveis psicológicas permite verificar o bem-estar físico, psicológico e social da criança (Faria, 2005) influenciando o seu desenvolvimento e aprendizagem.
Objetivo: Avaliar o efeito do volume da prática de atividade física e desportiva no rendimento escolar de alunos do ensino básico.


Palabras clave


atividade física; rendimento escolar

Texto completo:

PDF


 

E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte

EBM-J Sport Sci

Mail: ebm.recide@gmail.com

ISSN: 1885-7019 / Periodicidad Cuatrimestral

 

Indexada en:

EMERGING SOURCES CITATION INDEX (WOS), DICE, INRECS, MIAR, RESH,  CIRC, LATINDEX (36 criterios), ISOC, REDALYC, DIALNET, E-REVISTAS, RECOLECTA, DULCINEA,  Index COPERNICUS, DOAJ, GOOGLE ACADÉMICO, FREE MEDICAL JOURNAL, EBSCO: SportDiscus, Academic Journal Database, Fuente Académica Premier, GENAMICS - JournalSeek

Licencia de Creative Commons

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.