ANÁLISE DOS ESQUEMAS TÁTICOS DO MUNDIAL 2014

Vitor Santos, Inácio Soares, André Silva, Tiago Gonçalves, Hugo Sarmento

Resumen


O estudo das bolas paradas em competição tem apresentado desenvolvimentos acentuados nos últimos anos, fruto de diferentes investigações realizadas com diferentes objetivos (Casanova, 2009). Atualmente as oportunidades de finalização no futebol são cada vez mais raras, o que dificulta a obtenção do golo, tendo por isso as bolas paradas ganho cada vez mais preponderância.
De acordo com vários estudos, de entre os diversos esquemas táticos, os lançamentos laterais apresentam os valores mais baixos ao nível do número de golos concretizados, ao que Herráez (2003) justifica que os lançamentos laterais permitem-nos defender a nossa baliza com muita maior eficácia, quando comparados com os outros esquemas táticos. Por sua vez, o penálti revela-se de grande importância para o rendimento em futebol, sendo determinante no resultado final de uma competição.
Objetivo: O presente estudo procura analisar a importância dos esquemas táticos ofensivos e defensivos no FIFA World Cup 2014. Pretende-se destacar a importância dos esquemas táticos na definição do resultado de um jogo de futebol assim como na classificação final da competição, identificar e comparar padrões nas quatro equipas melhores classificadas e analisar a eficácia ofensiva e defensiva das mesmas durante a competição.


Palabras clave


futebol; esquemas táticos

Texto completo:

PDF


 

E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte

EBM-J Sport Sci

Mail: ebm.recide@gmail.com

ISSN: 1885-7019 / Periodicidad Cuatrimestral

 

Indexada en:

EMERGING SOURCES CITATION INDEX (WOS), DICE, INRECS, MIAR, RESH,  CIRC, LATINDEX (36 criterios), ISOC, REDALYC, DIALNET, E-REVISTAS, RECOLECTA, DULCINEA,  Index COPERNICUS, DOAJ, GOOGLE ACADÉMICO, FREE MEDICAL JOURNAL, EBSCO: SportDiscus, Academic Journal Database, Fuente Académica Premier, GENAMICS - JournalSeek

Licencia de Creative Commons

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.