INFLUÊNCIA DO TIRO COM ZARABATANA NA CAPACIDADE RESPIRATÓRIA DO IDOSO

Catarina Leitão, Filipa Vieira, Ricardo Neves, Marisa Barroso, José Parraça

Resumen


A  respiração é um processo vital e faz parte das funções primordiais do corpo humano. A falta de consciência respiratória é responsável por diversos problemas o que leva a que com o passar do tempo, a respiração, possa provocar não só deformidades no tórax como também modificações posturais, incapacidade funcional e diversas patologias (Tribastone, 2001).
O sistema respiratório é o sistema do organismo que envelhece mais rápido devido à exposição aos poluentes ambientais ao longo da vida. A nível clínico ocorrem mudanças relevantes que se traduzem na deterioração da função pulmonar. Calculando-se que em Portugal, as doenças respiratórias a curto prazo sejam a terceira causa de morte e afetem maioritariamente as pessoas idosas (Ruivo et al., 2009). No processo respiratório são essenciais dois tempos, a inspiração e expiração, que resultam de movimentos respiratórios nos quais o diafragma e os pulmões exercem funções fundamentais (Parreiral, 2005).
Acreditamos que o tiro com zarabatana, que trabalha a expiração- através da expulsão enérgica de dardos e a inspiração- aquando do início do treino, poderá ser benéfico para a capacidade respiratória dos idosos.
Objetivo: O presente estudo visa avaliar os efeitos da prática de Tiro com Zarabatana, na capacidade respiratória de pessoas idosas, mais precisamente as alterações ao nível do débito expiratório máximo.


Palabras clave


Tiro com Zarabatana; capacidade respiratória; idoso

Texto completo:

PDF


 

E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte

EBM-J Sport Sci

Mail: ebm.recide@gmail.com

ISSN: 1885-7019 / Periodicidad Cuatrimestral

 

Indexada en:

EMERGING SOURCES CITATION INDEX (WOS), DICE, INRECS, MIAR, RESH,  CIRC, LATINDEX (36 criterios), ISOC, REDALYC, DIALNET, E-REVISTAS, RECOLECTA, DULCINEA,  Index COPERNICUS, DOAJ, GOOGLE ACADÉMICO, FREE MEDICAL JOURNAL, EBSCO: SportDiscus, Academic Journal Database, Fuente Académica Premier, GENAMICS - JournalSeek

Licencia de Creative Commons

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.