A INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE JOGOS TRADICIONAIS NOS NÍVEIS DE APTIDÃO FÍSICA DA MULHER IDOSA

João Petrica, Marla Gomes

Resumen


O  envelhecimento é um dos fenómenos que mais se evidencia nas sociedades atuais. Por esta razão e de forma a atenuar todos os sintomas que lhe advém, a atividade física surge como o melhor remédio para a velhice. Tem-se verificado que as limitações do idoso estão menos comprometidas, assim como a sua autonomia e independência funcional. Por esta razão surge a necessidade de se oferecer à população idosa estímulos de natureza física, emocional, social e intelectual. Neste sentido, é de extrema importância proporcionar atividades aliciantes para que o idoso adquira o hábito de as praticar, ou apenas, para que não deixe de o fazer.
O tema dos Jogos Tradicionais surge pelo facto de permitir buscar no passado lembranças de infância, as quais têm uma influência positiva a nível do desempenho motor, no presente. Para (Silva, Gonçalves e Araújo, 2013:s/p) os Jogos Tradicionais são uma forma de “facilitação da vivência lúdica de atividades que carregam em si, cultura e história”, que permitirão reviver e relembrar tempos de outrora, mantendo vivas atividades, jogos e brincadeiras herdadas e praticadas durante muitas gerações (Coimbra, 2007).
Objetivo: Analisar os efeitos de um programa de atividade física (Jogos Tradicionais), com duração de 13 semanas, sobre os níveis de aptidão física funcional, aplicados a um grupo de mulheres idosas.


Palabras clave


atividade física; Jogos Tradicionais; aptidão física funcional; mulheres idosas

Texto completo:

PDF


 

E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte

EBM-J Sport Sci

Mail: ebm.recide@gmail.com

ISSN: 1885-7019 / Periodicidad Cuatrimestral

 

Indexada en:

EMERGING SOURCES CITATION INDEX (WOS), DICE, INRECS, MIAR, RESH,  CIRC, LATINDEX (36 criterios), ISOC, REDALYC, DIALNET, E-REVISTAS, RECOLECTA, DULCINEA,  Index COPERNICUS, DOAJ, GOOGLE ACADÉMICO, FREE MEDICAL JOURNAL, EBSCO: SportDiscus, Academic Journal Database, Fuente Académica Premier, GENAMICS - JournalSeek

Licencia de Creative Commons

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.