MOTRICIDADE INFANTIL E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Carlos Neto

Resumen


As relações entre o desenvolvimento motor e o ensino da educação física nos primeiros níveis de escolaridade, necessita de maior reflexão científica e pedagógica (Neto,1999,1987). Importa compreender melhor a formação inicial de professores de educação física na universidade, quanto às estratégias pedagógicas em motricidade infantil, modelos de organização curricular, objetivos, metodologia de intervenção e avaliação (Gallahue & Donnelly, 2007; Gallahue,2009). Verifica-se também a necessidade dos estudantes de educação física terem uma formação consistente em técnicas de observação da criança em movimento em situações reais de ensino (Neto,2001; Brito,1994: Hutt & Hutt, 1974). As relações entre jogo e motricidade em situações de ensino com crianças, merecem um relevo especial na formação inicial de professores de educação física (Neto, 1997).   
Objetivo: Analisar e descrever a experiência realizada na disciplina de Educação Física I do currículo de formação do Mestrado em Ensino da Educação Física da Faculdade de Motricidade Humana (FMH).


Palabras clave


Educação Física; currículo de formação; Mestrado

Texto completo:

PDF


 

E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte

EBM-J Sport Sci

Mail: ebm.recide@gmail.com

ISSN: 1885-7019 / Periodicidad Cuatrimestral

 

Indexada en:

EMERGING SOURCES CITATION INDEX (WOS), DICE, INRECS, MIAR, RESH,  CIRC, LATINDEX (36 criterios), ISOC, REDALYC, DIALNET, E-REVISTAS, RECOLECTA, DULCINEA,  Index COPERNICUS, DOAJ, GOOGLE ACADÉMICO, FREE MEDICAL JOURNAL, EBSCO: SportDiscus, Academic Journal Database, Fuente Académica Premier, GENAMICS - JournalSeek

Licencia de Creative Commons

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.