A INFLUÊNCIA DO ESTILO DE LIDERANÇA DO TREINADOR NO RENDIMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO

Joel Rocha, Júlio Martins

Resumen


As investigações efetuadas no âmbito da liderança no desporto têm sido de vária ordem. Umas mais direcionadas para a identificação de estilos de liderança, outras para identificar performances positivas por parte dos liderados. Dependendo da visão dos próprios autores, podemos deparar-nos com algumas variantes no que diz respeito a uma possível tipologia ou classificação das diversas teorias de liderança que foram surgindo, assim como a posição de relevo que certas variáveis adquirem em detrimento de outras nos diversos estudos efetuados. De acordo com Bass (1990), algumas definições entendem a liderança como o foco dos processos de grupo, sendo o líder visto como o núcleo da mudança e atividade, personificando a vontade do grupo. Outro conjunto de definições conceptualiza a liderança numa perspetiva de personalidade, sugerindo que a liderança é uma combinação de traços específicos ou características na posse de indivíduos que lhes permite influenciar os outros na prossecução de determinados objetivos. Um elemento comum em muitas definições de liderança é a existência de um processo de influência. De acordo com Yukl (1998), a maioria das definições de liderança assumem que existe um processo social de influência que pode ser exercida por um elemento ou conjunto de elementos do grupo sobre uma pessoa ou várias, no sentido de estruturar as atividades e relações do grupo ou organização.
Objetivo: Esta investigação tem como principal objetivo avaliar a perceção dos atletas relativamente ao estilo de liderança do treinador, realizando um estudo de caso com a Seleção Nacional de Futsal – Clube Portugal. É objetivo caracterizar os comportamentos de liderança do Selecionador Nacional e a sua influência no rendimento individual e coletivo, esclarecendo quais os comportamentos associados ao estilo de liderança mais e menos predominante.


Palabras clave


perceção dosatletas; estilo de liderança; treinador

Texto completo:

PDF


 

E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte

EBM-J Sport Sci

Mail: ebm.recide@gmail.com

ISSN: 1885-7019 / Periodicidad Cuatrimestral

 

Indexada en:

EMERGING SOURCES CITATION INDEX (WOS), DICE, INRECS, MIAR, RESH,  CIRC, LATINDEX (36 criterios), ISOC, REDALYC, DIALNET, E-REVISTAS, RECOLECTA, DULCINEA,  Index COPERNICUS, DOAJ, GOOGLE ACADÉMICO, FREE MEDICAL JOURNAL, EBSCO: SportDiscus, Academic Journal Database, Fuente Académica Premier, GENAMICS - JournalSeek

Licencia de Creative Commons

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.