O PERFIL DE ATENÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DIFERENÇAS ENTRE OS DISTINTOS MOMENTOS DA AULA NA LECCIONAÇÃO DE MODALIDADES DESPORTIVAS INDIVIDUAIS

Jorge Santos, João Petrica, Luís Maia

Resumen


Investigações recentes relevam a importância da análise do acto de ensinar e principlamente do estudo do pensamento do aluno, e em particular dos fatores que prendem a sua atenção nas aulas. A atenção dos alunos, considerada pela investigação como uma poderosa variável mediadora, porque é notória a sua influência no processo de enino-aprendizagem, bem como destaca a influência mútua existente entre o comportamento do professor, o comportamento do aluno e os resultados das aprendizagens.
A aprendizagem de qualquer habilidade motora requer a selecção de informações que podem estar contidas no meio ambiente e/ou fornecidas pelo professor ou técnico. Para que esta informação seja retida, para posterior interpretação e possível armazenamento na memória de longa duração, o processo da atenção é fundamental.
Deste modo, este trabalho, nasce da necessidade e interesse em estudarmos a relação entre os níveis de atenção dos alunos e a sua influência no sucesso escolar, verificando ainda se existem diferenças entre os distintos momentos da aula na leccionação de modalidades desportivas individuais.
Santos (2009) através do seu estudo sobre a relação entre a atenção e o rendimento escolar nas aulas de Educação Física, conclui que, nas aulas de Educação Física, os alunos estão, substancialmente preocupados com o que estão a fazer, com o que vão fazer, ou com o que fizeram, embora muito menos, estão, também, com atenção à informação prestada pelo professor, ou pelos seus colegas, e estão, por vezes a pensar no que o seu professor e os seus colegas estão a fazer, representando o pensamento afetivo, o pensamento fora da tarefa e o pensamento noutras coisas, uma parte muito mais pequena da sua atenção.
Objetivo: Detectar a existência (ou ausência) de factores “significativos” que distinguem a atenção na disciplina de Educação Física e a sua relação com as distintas modalidades individuais leccionadas na disciplina de Educação Física.


Palabras clave


Educação Física

Texto completo:

PDF


 

E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte

EBM-J Sport Sci

Mail: ebm.recide@gmail.com

ISSN: 1885-7019 / Periodicidad Cuatrimestral

 

Indexada en:

EMERGING SOURCES CITATION INDEX (WOS), DICE, INRECS, MIAR, RESH,  CIRC, LATINDEX (36 criterios), ISOC, REDALYC, DIALNET, E-REVISTAS, RECOLECTA, DULCINEA,  Index COPERNICUS, DOAJ, GOOGLE ACADÉMICO, FREE MEDICAL JOURNAL, EBSCO: SportDiscus, Academic Journal Database, Fuente Académica Premier, GENAMICS - JournalSeek

Licencia de Creative Commons

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.