AVALIAÇÃO DA RESPOSTA MUSCULAR DOS MEMBROS SUPERIORES EM JUDOCAS FEMININAS DE SELEÇÃO NACIONAL ATRAVÉS DA TENSIOMIOGRAFIA

Ana Hormigo, Luis Monteiro

Resumen


O combate ou luta de judo carateriza-se por uma relação de oposição entre dois indivíduos que lutam corpo a corpo para aplicar técnicas específicas de forma a garantir pontuação, projetando/derrubando o adversário de costas no solo ou finalizando com uma técnica de controlo (imobilização, luxação ou estrangulamento). Durante a luta, o judoca atacante pode rapidamente passar para a defesa, e vice-versa, pois o judo é um “jogo” de constante equilíbrio e desequilíbrio, ação e reação. É uma modalidade acíclica (aberta) que permite uma variabilidade de gestos técnicos complexos de elevada coordenação na sua execução, traduzindo-se assim como um desporto dinâmico e de “esforço intermitente que requer competências técnicas complexas e que prima pela excelência tática na obtenção do êxito desportivo” (Henry, 2011). Durante o combate são realizadas múltiplas ações máximas e explosivas de curta duração (20-30 segundos), com interrupções a cada 5-10 segundos. A duração média de uma luta de judo é de 7.18 (0.2) minutos (Degoutte et al., 2003), sendo a relação entre trabalho e descanso de 2:1 e 3:1 (Pulkkinen, 2001).
Os judocas utilizam pegas no judogi (fato de judo) para aplicação das técnicas, sendo as ações de puxar e empurrar o adversário uma constante. Existem diversos estudos realizados que referem a importância da força e da potência dos braços no rendimento desta modalidade (Garcia Garcia 2012; Monteiro et al. 2009 e 2011; Franchini et al. 1999). Iremos assim analisar os músculos envolvidos nas ações de puxar e empurrar no judo através de um método não invasivo, a Tensiomiografia (TMG). Serão também realizadas avaliações de Força, Potência e Taxa de Produção de Força em exercícios de Supino e Remada através do Isocontrol, procurando a existência ou não de uma correlação com os dados registados com a TMG.
Objetivo: Neste projeto de estudo de mestrado pretende-se analisar as propriedades contráteis dos músculos que envolvem as ações de puxar e de empurrar em judocas do sexo feminino através da TMG e compará-las com as avaliações de Força, Potência e Taxa de Produção de Força em exercícios de supino e remada.


Palabras clave


Judo; Feminino; Força

Texto completo:

PDF


 

E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte

EBM-J Sport Sci

Mail: ebm.recide@gmail.com

ISSN: 1885-7019 / Periodicidad Cuatrimestral

 

Indexada en:

EMERGING SOURCES CITATION INDEX (WOS), DICE, INRECS, MIAR, RESH,  CIRC, LATINDEX (36 criterios), ISOC, REDALYC, DIALNET, E-REVISTAS, RECOLECTA, DULCINEA,  Index COPERNICUS, DOAJ, GOOGLE ACADÉMICO, FREE MEDICAL JOURNAL, EBSCO: SportDiscus, Academic Journal Database, Fuente Académica Premier, GENAMICS - JournalSeek

Licencia de Creative Commons

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.